sustentabilidade, lixo zero, economia circular
Blog
29/07/2019

Stakeholders na priorização de iniciativas de sustentabilidade.


Texto cedido pela empresa credenciada Rastro.

Wilson L. White, Diretor de Relações Governamentais e de Políticas Púbica da Google, fez a seguinte pergunta ao pesquisador Yuval Noah Harari (autor dos livros como Sapiens — uma breve história da Humanidade e Homo Deus — uma breve história do amanhã):

“Se você tivesse uma varinha mágica e pudesse dar ao Google o próximo grande projeto que trabalharíamos[…], o que você nos concederia como desafio?

Yuval Noah Harari foi direto ao ponto: “Um sistema de inteligência artificial que me conheça para me proteger e não para me vender produtos ou fazer que eu clique em propagandas e assim em diante.”, e White aceitou o desafio (“Mission Accepted”).

A Google, ao direcionar essa demanda estaria atuando na temática da sustentabilidade?

Sim, estaria!

Um dos desafios das organizações que já trabalham ou que querem trabalhar com a sustentabilidade é entender o que priorizar diante da vastidão de assuntos que termo pode envolver.

Por exemplo, para uma empresa como a Google, que vem construindo um dos maiores big datas do mundo para dar suporte aos seus algoritmos de inteligência artificial, o que seria prioritário dentro da sustentabilidade?

A construção da matriz de materialidade é uma das opções para identificar os assuntos mais relevantes quando se trata desse tema e nesse processo são envolvidos diversos stakeholders, entre eles pessoas especializadas na área em que a empresa atua.

Usualmente são elaboradas perguntas para nortear o trabalho com os convidados, muito similares a que o Wilson L. White fez a Youval Noah Harari, dessa forma é possível entender como que as atividades da empresa impactam ou podem impactar na sua cadeia de valor.

Sustentabilidade é isso, compreender as influências que a nossa organização gera diante de seus stakeholders e, a partir delas, possibilitar que as tomadas de decisão estejam cada vez mais alinhadas na geração de impactos positivos ao mesmo tempo em que agrega valor para a atividade fim da instituição.

Eng. Wellington Silva Baldo, consultor em sustentabilidade e inovação na Rastro Sustentabilidade.

últimas notícias

agenda de eventos

Origem - Restaurante Lixo Zero

Origem - O primeiro Restaurante Certificado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (...) veja mais »

CONGRESSO INTERNACIONAL CIDADES LIXO ZERO

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (...) veja mais »

Missão Internacional Itália Lixo Zero 2018

Missão Itália Lixo Zero (...) veja mais »

Veja mais notícias no blog » Veja todos os eventos e missões »

Patrocinadores